(37) 3215.6552 | (37) 3214.7108 | (37) 3213.1755

Ocular Oftalmologia

LENTES

As lentes são utilizadas para corrigir vícios refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Quando bem indicadas e acompanhadas por oftalmologistas capacitados, elas melhoram muito a qualidade de vida dos pacientes. Pois permitem que o paciente tenha escolha de não usar óculos na prática de esportes ou quaisquer outras atividades. Para muitos, as lentes afetam positivamente a autoestima. Mas lembre-se: a indicação, a prescrição, a adaptação e o controle do uso de lente tem que ser feitos por um médico. Atualmente existem lentes gelatinosas, rígidas e estéticas (coloridas). Todas têm vantagens e desvantagens. Por isso é muito importante fazer exame oftalmológico completo para saber qual o tipo de lente é o mais indicado. Como a lente altera a fisiologia da córnea, elas curam, mas o mau uso pode causar doenças. As complicações vão desde a uma “simples conjuntivite” até úlceras de córnea que podem levar a perda da visão. Portanto, as lentes é material exclusivo de indicação médica e o processo de adaptação é dinâmico e contínuo. Encontrar a melhor solução para sua saúde ocular também passa pela escolha das lentes mais indicadas para cada caso. Conheça os modelos disponíveis na Ocular e os cuidados necessários no dia a dia: Lentes de troca programada Ideal para quem já utiliza lentes de contato e já se adaptou com a rotina de uso e cuidados. Com essa opção, o descarte deve ser feito em até dois meses e devem ser limpas diariamente e armazenadas em solução de limpeza nos momentos em que não é utilizada. Lentes de contato para condições visuais Para quem tem miopia ou hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, existe uma opção adequada para melhorar seu conforto visual, corrigindo os problemas da visão. Entre elas estão lentes de descarte diário ou programado, com recursos para reduzir a exposição à luz intensa, diminuir o cansaço visual e feitas especialmente para espaços com ar condicionado e claros ou escuros. Consulte nossos oftalmologistas e tenha a indicação ideal para sua necessidade!
CUIDADOS
Para manter a saúde ocular é preciso usar as lentes de contato corretamente, uma vez que elas sofrem interferências de fatores fisiológicos, como a própria lágrima, e também ambientais, como a poluição. Por isso, alguns cuidados são recomendados. Qual solução utilizar? A solução mais indicada é a de multipropósito, que além de garantir 100% de limpeza das lentes e estojos, hidrata e prolonga a vida útil da lente. O uso do soro fisiológico não é mais indicado. Limpeza das lentes Devem ser higienizadas antes e depois de cada uso e as mãos devem ser lavadas com água e sabão antes de manusear as lentes. Durante a limpeza, pingue algumas gotas da solução e friccione levemente com os dedos para retirar os resíduos. Limpeza do estojo Assim como as lentes de contato, o estojo deve ser higienizado para prevenir infecções por micro-organismos. Com a mesma solução utilizada na limpeza das lentes, limpe o estojo. Como colocar e retirar a lente? Colocar e retirar corretamente as lentes de contato evita infecções e problemas como colocar a lente no olho errado ou invertida. Antes de manusear as lentes, higienize as mãos com água e sabão. Para evitar que sejam colocadas de forma invertida, encaixe a lente na ponta do dedo e coloque na direção da luz. Se as bordas ficarem viradas para cima, a lente está na posição certa. E para retirar da forma correta, após higienizar as mãos, olhe para cima e puxe a pálpebra inferior com o dedo do meio; encoste o dedo indicador na borda da lente e deslize para baixo, na parte branca do olho. Segure a lente com seu indicador e o polegar para removê-la.
DICAS IMPORTANTES
Não durma com as lentes de contato. Isso desidrata suas lentes e impede a oxigenação das córneas, causando irritações e vermelhidão nos olhos. Faça a limpeza corretamente. Negligências podem gerar acúmulo de bactérias e causar problemas nos olhos. Consulte nossos oftalmologistas e tenha a indicação ideal para sua necessidade.